Numa tarde agradável de Verão realizou-se um evento memorável. O Mercado Municipal foi o lugar escolhido pela Casa da Memória Viva para a apresentação de “Rostos de Famalicidade”.
Trata-se de uma coleção de postais ilustrados com rostos de famalicenses vivos que se têm notabilizado, em diferentes áreas da sociedade, pela sua dedicação a Vila Nova de Famalicão e ao bem comum.
Carlos de Sousa, presidente da direção da Casa da Memória Viva começou por explicar aos presentes o significado da palavra Famalicidade: “Juntar Famalicão e felicidade é único. É algo que só os famalicenses podem fazer”.
Os primeiros três exemplares da coleção hoje apresentada retratam a funcionária dos CTT Conceição Araújo, o médico Miguel Machado e a enfermeira Miquelina Peixoto. Os três juntos somam 275 anos.
Posteriormente, a coleção irá integrando outros retratos de famalicenses “com qualidades virtuosas e que se distinguiram na vida em sociedade, nas suas profissões”, refere Carlos de Sousa, acrescentando que “novos postais serão lançados semestralmente”.
O presidente da Casa da Memória Viva partilhou histórias da sua infância, referindo que o objetivo dos postais é “funcionarem como um gatilho para que mais pessoas partilhem as suas histórias”.
“O postal é um espaço de partilha que tem o condão de permitir recordar rostos, paisagens, lugares e datas que nos são importantes e familiares”, destaca Carlos de Sousa, destacando a importância dos postais ilustrados como “fonte de ignição de memória afetiva, estimulando pessoas que já não tem memória [por causa por doenças neurodegenerativas como as demências] a escavar o profundo do seu património cognitivo e recordar conversas, histórias, pessoas, canções, ladainhas”.
O médico pediatra Miguel Machado, um dos homenageados, esteve presente no evento e saudou a iniciativa da Casa da Memória Viva incentivando que as homenagens se estendam a outros famalicenses.
O presidente da Câmara de Famalicão considera que a coleção de postais “é uma iniciativa meritória e de uma dimensão de inovação assinalável”. “São três personalidades de percursos distintos e que merecem a homenagem”, referiu Mário Passos.
Os postais da coleção “Rostos de Famalicidade” podem ser adquiridos na Casa da Memória Viva por seis euros.
A Casa da Memória Viva é uma associação cívica que visa a dignificação e bem-estar das pessoas com perdas cognitivas e a salvaguarda, preservação, divulgação e engrandecimento do património cultural imaterial de Vila Nova de Famalicão
Comentários