Esta manhã, a Fábrica de Santo Thyrso foi palco da apresentação e do momento simbólico de início de obra daquele que será o primeiro Centro de Formação de Competências Digitais descentralizado do país. Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, o CESAE Digital e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional. Trata-se de um investimento financiado pelo PRR, com um orçamento de 8,4 milhões de euros.
Com o nome Thyrso Digital, o novo Centro de Formação de Competências Digitais nasce para reforçar a importância do digital no tecido empresarial e na qualificação de talento, promovendo também sinergias com parceiros tecnológicos.
Instalado em quatro edifícios da Fábrica de Santo Thyrso, contará com uma área total de cerca de 3.000 metros quadrados, distribuída por 18 salas de formação, das quais 11 serão dedicadas à qualificação de jovens e adultos. Além disso, incluirá cinco laboratórios altamente especializados em áreas como a cibersegurança e a inteligência artificial, potenciando dinâmicas de inovação e de apoio a todo o ecossistema da Fábrica. No total, serão criados 444 postos de formação, consolidando este espaço como um polo estratégico para o desenvolvimento de competências digitais no país.
“As potencialidades do novo espaço garantem um futuro alinhado com o desafio estratégico do país na qualificação intensiva das pessoas. Garantem também numa nova geração de serviços de apoio à transformação digital das nossas empresas e à sua modernização, através da progressiva digitalização dos seus modos de trabalho, dos seus negócios e, sobretudo, da capacitação dos seus trabalhadores”, afirma Luís Manuel Ribeiro, presidente do CESAE Digital. Acrescenta, ainda, que “as melhores políticas públicas são sempre aquelas que apostam na valorização das pessoas e na criação de mais e melhores empregos”.
Já para, Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “o lançamento desta obra marca um momento histórico para Santo Tirso e para toda a região. O Thyrso Digital será o primeiro centro de formação de competências digitais descentralizado do país, representando um passo determinante para aproximar a inovação e a qualificação digital dos territórios, garantindo que ninguém fica para trás nesta transformação”.
O autarca de Santo Tirso acredita que “este projeto será um verdadeiro motor de crescimento, posicionando Santo Tirso como um polo estratégico de formação e qualificação digital em Portugal”.
“Este é um compromisso com o futuro, com a empregabilidade e com a atração de inovação para a região. O Thyrso Digital será, sem dúvida alguma, um motor de crescimento, reforçando Santo Tirso como um polo estratégico de formação e qualificação digital em Portugal”, aponta, ainda, Luís Manuel Ribeiro.
Comentários