Já são conhecidos os candidatos do Partido Socialista (PS) às Juntas de Freguesia de Vila Nova de Famalicão. Os 39 nomes selecionados pela candidatura de Eduardo Oliveira, presidente da concelhia do PS Famalicão e candidato à presidência da Câmara Municipal, foram aprovados por unanimidade em reunião da comissão política do partido no concelho. A apresentação da lista decorreu ontem à noite, na Casa das Artes.
O evento, que teve lotação esgotada, com cerca de 500 militantes e simpatizantes do partido a encherem a sala (e várias dezenas online), foi liderado por Eduardo Oliveira, tendo ainda contado com a presença de Victor Hugo Salgado, presidente da Federação Distrital de Braga do PS.
A lista de candidatos divulgada tem em conta a desagregação de freguesias, apesar de este novo cenário administrativo só entrar em vigor na sequência das eleições autárquicas. Neste ponto, refira-se que o concelho de Vila Nova de Famalicão conta atualmente com 34 freguesias, número que ascenderá às 39, após o processo de desagregação da União de Freguesias de Ruivães e Novais, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos e União de Freguesias de Avidos e Lagoa.
O processo de escolha dos candidatos apontados às juntas de freguesia de Famalicão resultou de um trabalho próximo das secções locais do PS, com o objetivo de garantir equipas coesas e alinhadas com as necessidades das comunidades e cidadãos famalicenses.
PROPOSTAS PARA AS FREGUESIAS
Durante a apresentação dos candidatos às freguesias, Eduardo Oliveira voltou a sublinhar “a necessidade de mudança na autarquia” – o principal lema da candidatura às eleições autárquicas –, e pediu para “Famalicão ganhar 2025, apostando nos candidatos PS”.
“No dia das eleições, depositem o vosso voto na nossa equipa e juntos construiremos freguesias mais fortes, unidas e prósperas, onde todos se sintam acolhidos e valorizados. Que as nossas freguesias continuem a ser o farol da nossa identidade, o motor do nosso desenvolvimento e o lar da nossa felicidade”, reforçou.
Entre as medidas apresentadas ontem por Eduardo Oliveira para a dinamização das Freguesias está, por exemplo, a duplicação das transferências de capital por parte do Município: “Os presidentes de Junta de Freguesia merecem a nossa confiança, assim como o seu projeto”.
Também avançou um programa de renovação de vias municipais interfreguesias. “A rede viária é essencial para as pessoas e para o nosso tecido económico. Devemos procurar, mesmo com esforço financeiro considerável, atender a esta prioridade. Basta de buracos nas estradas! Basta de sinalização deficiente!”, afirmou.
Eduardo Oliveira pretende ainda desenvolver um programa de cedência por interesse público de colaboradores da Câmara Municipal, garantindo assim que os eleitos locais das freguesias disponham de meios humanos para assegurar um atendimento de primeira linha, melhorando o apoio na condução dos processos administrativos e na contratação pública, por exemplo. “Será uma medida a implementar de forma participada e onde os aderentes o farão de forma voluntária”, garantiu.
O candidato socialista afirmou ainda que pretende que os trabalhadores da Câmara Municipal se sintam parte do processo e motivados: “Permitiremos, por isso, a colocação em locais de trabalho mais próximos da sua residência”.
Eduardo Oliveira disse ainda que os eleitos locais devem dispor do apoio técnico devido, que lhes permita libertar a sua atenção para aquilo que é mais necessário: “A gestão da freguesia!” E prometeu aposta na “formação dos autarcas em áreas prioritárias à boa gestão e para que estes disponham das ferramentas fundamentais de conhecimento”.
“PARTIDO DO PODER QUER PERDER ESTAS ELEIÇÕES”
Já Victor Hugo Salgado enalteceu a grande mobilização que sente em Famalicão e o trabalho atempado, organizado e de grande qualidade que tem vindo a ser feito: “É notável apresentar a lista total de candidatos com tanta antecedência”, disse. E reforçou: “Sinto que o partido do poder quer perder estas eleições e que o PS vai recuperar a autarquia, de um território que é sociologicamente socialista”.
Recorde-se que a candidatura de Eduardo Oliveira à Câmara Municipal de Famalicão foi formalmente apresentada a 11 de janeiro, num momento que reuniu mais de mil pessoas e que contou com a presença do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.
CANDIDATOS ANTAS E ABADE DE VERMOIM – Sofia Lopes Correia ARNOSO E SEZURES – Frederico Sá AVIDOS – Vítor Costa BAIRRO – Bernardo Vieira da Costa BRUFE – Bruno Ribeiro CABEÇUDOS – Nuno Azevedo CARREIRA E BENTE – Ana Catarina Loureiro CASTELÕES – Mário Fernandes CAVALÕES – Armando Santos CRUZ – António Simões DELÃES – Filipe Cunha ESMERIZ – Óscar Mendes FRADELOS – Bruno Campos GAVIÃO – Carla Silva GONDIFELOS – Jorge Barbosa JOANE – Alberto Fernandes LAGOA – António Santos LANDIM – Joel Oliveira LEMENHE, MOUQUIM E JESUFREI – Bruno Domingues LOURO – Paulo Campos LOUSADO – Sandra Lopes MOGEGE – Sérgio Costa NINE – Rui Oliveira NOVAIS – Serafim Azevedo OLIVEIRA SANTA MARIA – Joaquim Ribeiro OLIVEIRA SÃO MATEUS – Sílvia Barros OUTIZ – Joana Costa PEDOME – Xavier Silva POUSADA DE SARAMAGOS – Cristina Oliveira REQUIÃO – Elisabete Costa RIBA DE AVE – Cláudia Araújo RIBEIRÃO – Marta Rocha RUIVÃES – Joel Abreu SEIDE – Joaquim Diniz VALE S. MARTINHO – Simão Mendes VALE S. COSME, TELHADO E PORTELA – António Ferreira VERMOIM – Bruno Cunha VILA NOVA DE FAMALICÃO E CALENDÁRIO – Victor Almeida VILARINHO DAS CAMBAS – Sandra Moreira
Comentários