O agrupamento de escolas Terras do Ave esteve na Turquia na semana passada para mais uma mobilidade. O destino foi a escola İsmetpaşa Secondary School, situada em Düzce. Participaram também nesta mobilidade as escolas parceiras da Alemanha, Croácia e Macedónia do Norte.
No primeiro dia, “tivemos uma calorosa receção por parte da escola anfitriã. Foi possível conhecer a escola, assistir a algumas aulas e frequentar um workshop de ciências experimentais. Fizemos depois um workshop de robótica, nomeadamente através da programação dos robots mBot”, explicou o professor Almerindo Oliveira.
No dia seguinte, a comitiva teve oportunidade de participar numa sessão de orientação com recurso às novas tecnologias, numa localidade próxima da escola. Nessa atividade, os participantes precisavam de instalar a app MapRun nos seus telemóveis e depois validar a passagem nos checkpoints. Houve ainda tempo para uma visita a paisagens naturais perto de Düzce, nomeadamente duas quedas de água e uma reserva natural.
No último dia, os alunos usaram os óculos de realidade virtual nas aulas e perceberam o funcionamento do fundo verde na captação de vídeos. Durante a tarde, foi realizada uma visita ao Centro de Arte e Ciência de Düzce.
Para se perceber a importância de um projeto internacional relacionado com esta temática – competências digitais – convém destacar que nesta mobilidade “fomos recebidos pelo Diretor Provincial da Educação Nacional, pelo Cônsul Geral da Alemanha e pelo Presidente da Câmara de Düzce”, contou o docente.
O diretor do agrupamento, Alberto Costa, também integrou este grupo e mostrou-se satisfeito com o empenho, prestação e aprendizagem dos alunos. “São experiências que ficam para a vida”, referiu.
Comentários