A reportagem escrita “A tua Máscara Usada pode ser Valorizada” realizada por Cátia Araújo, José Pedro Araújo e Juliana Silva, alunos do 12.º ano da Escola Secundária D. Sancho I, conquistou o primeiro lugar, do segundo escalão (15 a 18 anos), no Concurso Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) 2021. Para além destes projetos, destaque também para a menção honrosa atribuída a Gonçalo Oliveira, Inês Bernardino, João Pedro Granja, Luís Guimarães e Pedro Telmo Pires, pelo artigo “«Horta Biológica da D. Sancho» Vence Orçamento Participativo”, na mesma categoria e escalão.
O artigo premiado, que foca o projeto de recolha e valorização de máscaras usadas desenvolvido pelo Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho e a TO-BE-GREEN, encontra-se agora na competição internacional do referido programa – Young Reporters for the Environment International Competition -, na categoria “Artigos 15-18 anos”. Também presente nesta competição está a reportagem “How Can Traditional Watering Systems Help The Environment?”, na categoria “Colaboração Internacional”, desenvolvido por alunos da referida escola em parceria com a Secondary Vocational School Spasoje Raspopovic (Montenegro), que aborda os esforços locais para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
Refira-se que Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE), que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental. Este concurso integra-se nas atividades do Programa JRA e visa reconhecer e divulgar as melhores reportagens efetuadas sobre sustentabilidade pelos jovens portugueses ao longo do ano.
Poderá consultar as reportagens em competição internacional aqui.
Comentários