Na passada sexta-feira, 9 de dezembro, os alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica da Carreira visitaram o Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.
A atividade começou quando receberam a visita de Bernardino Machado, semanas antes, no âmbito do programa municipal das maletas pedagógicas. “O ator estava vestido com um fatinho preto, usava uma cartola e tinha bigode comprido e enrolado. Parecia mesmo Bernardino Machado”, referiu Afonso Carvalho, aluno do 4º ano.
Cativada a atenção dos estudantes, o ator tirou da sua maleta várias imagens ilustrativas da vida do estadista. Mas, de toda a informação apresentada a que chamou mais atenção de Diego Almeida foi o número de filhos: 19. Já para Íris Azevedo foi mais impressionante ele “ter entrado para a universidade com 15 anos, ter sido presidente da República e ter lutado pelos direitos humanos”.
Os alunos ficaram a saber que este brasileiro torna viagem tem um museu em Famalicão porque a sua família era originária de Joane.
O museu abriu em 2001 e “nessa altura uma das filhas de Bernardino Machado esteve presente na inauguração”, recordou Pedro Andrade.
Comentários