A saúde e a felicidade andam de mãos dadas e têm uma relação muito próxima. As pessoas mais saudáveis são as mais felizes e as mais felizes são as mais saudáveis não só porque fazem as escolhas certas, mas também porque ao tentarem lutar pela sua felicidade ativam respostas mais saudáveis do organismo que combatem as inflamações e que estimulam o sistema imunitário.
Muitos estudos cientificos encontraram uma conexão entre o bem-estar psicológico e físico. A evidência científica mostra que, quando nos focamos nas coisas que nos fazem felizes, exploramos emoções positivas, reduzimos os níveis de stresse, podemos viver melhor e mais tempo. Os estudos apontam para a necessidade de se terem em conta os fatores de saúde positivos das pessoas.
Precisamos de cuidar das relações interpessoais. Ter vínculos harmoniosos com os outros é fundamental para nossa saúde física e longevidade. Dar apoio aos outros é fundamental, assim como apostar nas relações positivas. Há vários exemplos, tais como o otimismo, a gratidão, a alegria, a prática de exercício físico, de meditação.
É importante darmos significado à nossa vida, darmos-lhe um propósito. E para sermos felizes o que precisamos de fazer também é exercer a gratidão. E, igualmente, termos uma atitude mais positiva face aos acontecimentos. Assim, tudo isso vai melhorar o ambiente que nos rodeia. Vai, por exemplo, ajudar a que não surjam tantas doenças, ou ajudar ao seu combate.
O importante é identificar as nossas forças que levam a uma vida mais saudável. Portanto, em suma, podemos aprender a apreciar as pequenas coisas como por exemplo um dia amanhecer. Não temos apenas que nos lastimar, podemos, pois, centrar-nos numa visão mais positiva em relação à vida. E isso é tudo em prol da nossa saúde.
Comentários